top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

A estratégia dos 3 Micros — dinamismo e conexão.

Como você pensa nas suas estratégias de marca? A tendência do Micro nos convida a conhecer um mundo mais dinâmico e cheio de valor para agregar aos consumidores da nova era.


Você deve estar se perguntando o que é Estratégia Micro, então vamos ao contexto desse artigo: o consumidor não quer mais gastar seu tempo (escasso) com grandes conteúdos ou marcas prolixas. Eles anseiam por marcas que entreguem valor de forma rápida e informativa. E é aí que surge a Estratégia dos 3 Micros: micromarcas, microconteúdos e microresultados. Nas próximas linhas vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia transformadora.


"Estamos cada vez mais com menos tempo e sentimos a necessidade de consumir conteúdos que sejam rápidos, mas que não percam a qualidade da informação ou entretenimento." - Falcon.io (Tendências, 2022)

MENOS É MAIS.

Depois de muito tempo batendo cabeça criando conteúdos enormes, fazendo um planejamento de marca gigantesco e não vendo resultados no que eu estava fazendo, comecei a entender que a estratégia tradicional que nos ensinam talvez não fosse mais ideal. Bom, pelo menos não no atual mundo em que vivemos! A forma como consumimos e buscamos por informação mudou drasticamente no pós-pandemia, estamos buscando por experiências mais dinâmicas que gerem conexão real, então por que continuamos a tentar reproduzir formatos que não sanam essa dor do consumidor? Nos disseram que tamanho é documento, mas está na hora de desapegar desse conceito e entender o futuro.


Antes de pensar em tamanho como uma forma de gerar resultados, gosto de observar um ponto que passa muitas vezes despercebido na gestão de marcas: o potencial de conexão e acessibilidade que uma marca tem. Sim, eu sei que te disseram que ter seguidores, likes e comentários são as melhores métricas para medir seus resultados e comprovar que sua marca está se tornando uma gigante das redes e do mercado, mas já parou para pensar nessa afirmação? Veja bem, todos esses atributos acima são ótimos, mas não garantem que a sua marca tenha relevância real entre os consumidores.


A Estratégia dos 3 Micros (Micromarcas, Microresultados e Microconteúdos) vem para mostrar que sim, uma marca pequena pode ser poderosa dentro de seu nicho entregando mais valor e engajamento em comparação as gigantes do mercado. Respeitando o conceito da estratégia, vamos logo às definições:



MICROMARCAS:

As micromarcas estão ganhando muita força e tem um poder de conversão assim como as gigantes do mercado! Mesmo não tendo uma abundância de clientes — geralmente tendo um público de até 100 mil pessoas — possuem muita credibilidade com a sua comunidade por gerarem um senso de identificação e conexão com o consumidor, diferente de marcas maiores massificadas em seus discursos e posicionamentos. É aí que mora a força da estratégia: as micromarcas não precisam falar com muita gente para vender bem, pois sua comunidade é forte o suficiente para gerar resultados positivos.



MICROCONTEÚDOS:

Sabe aquele vídeo de 5 minutos que você não tem mais paciência de ver ou aquele carrossel enorme que deu preguiça de ler? Isso é a prova da força dos microconteúdos — queremos nos informar e receber entretenimento de forma rápida, sem enrolação. Claro, isso não quer dizer que os conteúdos maiores são descartáveis, mas estes acabam perdendo visibilidade e alcance por não serem de fácil consumo. Microconteúdos são rápidos sem perder a qualidade da informação, sendo uma ótima estratégia para as micromarcas novas no mercado que desejam chegar para mais pessoas.



MICRORESULTADOS:

Ao invés de olhar para métricas de uma forma comparativa com outras marcas, os microresultados propõem a ideia de observar a evolução gradativa — gosto de chamar esse conceito de "1% diário" — mostrando como os conteúdos são recebidos na comunidade e, mesmo que o crescimento seja mínimo, é possível observar o resultado de forma mais realista. Mesmo existindo fatores de algoritmo ou sazonalidade que podem alterar o balanço final, os microresultados são uma ótima estratégia para manejar as expectativas e entender melhor como seus conteúdos ou posicionamento de marca estão chegando para seu público.




As pequenas comunidades são a nova aposta para os próximos anos e, apesar do nome, geram um grande impacto por estarem repletas de pessoas realmente engajadas em determinado nicho.

PARA TE INSPIRAR: Separei aqui alguns cases práticos (e incríveis) da Estratégia dos 3 Micro, olha só!

Moda e Beleza: @lobomari (https://www.instagram.com/lobomari/)





Gestão de Marcas: @hiagohass (claro! rs) (https://www.instagram.com/hiagohass/)


SEJA DINÂMICO, CONQUISTE MAIS EM MENOS TEMPO.

Se você chegou ao final desse artigo, não pare por aqui e continue a construir uma marca forte que gera valor dentro do mercado.


Nas minhas redes sociais eu dou insights diários sobre marcas e estratégias.

Junte-se também a comunidade do Telegram e venha se preparar para o futuro comigo!


Commenti


bottom of page