top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

A ferramenta do Storytelling - narrativas que geram conexão.


Todo mundo tem uma história, inclusive contamos várias durante nosso dia — desde um relato pessoal no café da manhã até um resumão da última série que vimos. O fato é que histórias fazem parte da nossa vida e são fundamentais para criar laços ou desfazê-los. Tudo depende de como você conta as suas histórias, não é mesmo? Nesse artigo vou explicar o que é o storytelling e como essa ferramenta pode mudar a percepção que transmitimos para as pessoas enquanto marca.


O QUE É STORYTELLING?

Por meio de um enredo elaborado e envolvente, storytelling é uma ferramenta usada para transmitir conteúdo de uma forma que gere conexão e engajamento com o público. Independente do formato, podendo ser escrito ou por vídeo, o storytelling deve ser persuasivo para conquistar e não somente entreter — o foco é aprimorar a comunicação de marca para gerar vendas, crescer comunidade e até mesmo estruturar uma marca. A contação de histórias é um artifício humano que conhecemos e reproduzimos desde pequenos. Quando aplicamos a um contexto de gestão de marca, temos algumas técnicas que ajudam a lapidar a narrativa e torná-la mais rica.



APRENDENDO STORYTELLING

Todos temos boas histórias para contar, mas sempre podemos melhorar nossa estratégia! Saber contar boas histórias pode ser uma ótima forma de aumentar o engajamento e nível de conexão entre sua marca pessoal e seguidores. Vivemos na era do digital onde estamos mais conectados do que nunca, recendo estímulos de diversas marcas quase que a cada segundo. Penso que storytelling deveria ser um dos focos de toda e qualquer gestão de marca, afinal num mercado onde atenção é moeda de troca, o que faz sua marca ser um diferencial entre a concorrência? Por que o consumidor deve ligar para o que a sua marca está dizendo? Storytelling é isso: fazer o público se importar com o que sua marca diz ou faz. Pensando nisso, vou deixar aqui o Ted Talk de quem sabe (muito) sobre o tema — Andrew Stanton é o roteirista de filmes como Nemo, Toy Story e Wall-e. Apenas clássicos das animações da Pixar! Ninguém melhor que um vencedor de Oscar para ensinar sobre storytelling. Veja o vídeo na íntegra:





3 ensinamentos do storytelling:


  1. Faça o público se importar com o que sua marca diz, não interessa o formato — seja por imagens, estética, design, pela música... apenas faça algo que o seu público se importe em prestar atenção.

  2. Comece sua história com o fim em mente. Seu público precisa entender o objetivo antes mesmo da história começar.

  3. A conexão vem da essência. Use das suas vivências para causar impacto e um senso de autenticidade.


Seu público quer se envolver com uma boa história, faça isso por eles. Use de toda sua autenticidade, bagagem pessoal e carisma para garantir um enredo digno de Oscar — que também vai gerar conversão e autoridade.

MÃOS NA MASSA!

Era uma vez a marca que não sabia usar a própria história para gerar conexão com seu público. Se identificou? Caso você tenha dúvidas em como aprimorar seu storytelling ou até mesmo um bloqueio para usar essa ferramenta, essa estrutura abaixo serve de guia para você iniciar sua jornada na contação de histórias que impactam.



Essa estrutura do Pixar Storytelling busca fazer sua mente trabalhar com narrativas de cenários possíveis voltados ao que sua marca deseja transmitir. É muito importante fazer esse exercício com a mente aberta, afinal as respostas presentes nele vão construir o storytelling da sua marca. Portanto, ative sua criatividade e explore os diversos aspectos da sua história para deixá-lo completo, sua essência e valores de marca ficarão evidentes ao usar essa ferramenta da forma certa. Se você quer entender melhor como preencher esse template, deixei as minhas respostas disponíveis aqui para servir de exemplo.


Não existem segredos, mesmo sem perceber usamos o storytelling em diversos momentos do nosso dia. Enquanto marcas, essa narrativa é um dos pilares fundamentais na hora de lapidar nossa marca pessoal para que chegue de uma forma positiva até nosso público. Além do storytelling, temos outras duas bases que compõem uma Estrutura de Marca Pessoal que gera valor, mas isso é assunto para outro post... enquanto isso, continue se aprofundando e construindo uma marca mais potente com meus conteúdos diários no Telegram, Tiktok e Instragram. Estou esperando por você!

Комментарии

Не удалось загрузить комментарии
Похоже, возникла техническая проблема. Заново подключитесь к интернету или обновите страницу.
bottom of page