top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

A nova era do Mundo BANI.

Você está preparado para o futuro? O Mundo VUCA ficou no passado e agora precisamos nos adaptar a uma nova fase global. Quer saber mais sobre esse novo mundo cheio de peculiaridades? Vem comigo!





Um mundo frágil, ansioso, não-linear e incompreensível - seja bem-vindo ao Mundo BANI. Eu sei, nem tivemos tempo de nos acostumar com o Mundo VUCA e já estamos progredindo para um outro universo que, diga-se de passagem, é muito mais instável e volátil quando comparado ao VUCA. Nesse artigo vou te introduzir ao BANI e explicar as principais diferenças deste novo mundo em relação ao seu predecessor. Vamos nessa?


CADA VEZ MAIS FRÁGEIS E INCERTOS

O Mundo BANI consegue ser uma fotografia perfeita do lugar em que estamos nos acostumando a viver nos últimos dois anos com a pandemia do Covid-19. Por definição, o Mundo BANI aparenta ser negativo, afinal a sigla traz palavras fortes, mas não é apenas sobre isso! Tudo está mais ágil, o consumidor demanda praticidade, nada muito complexo e que no final das contas agregue em uma ótima experiência.


As marcas que se adaptaram à essa nova demanda, saíram na frente. As que seguiram o caminho contrário, bom... não seguiram. Percebe a fragilidade? A ansiedade, a incompreensão desse novo mundo que nos é introduzido? Pois é, o Mundo BANI coloca em evidência as mudanças que já vinham aparecendo progressivamente no Mundo VUCA, mas agora em uma proporção maior, super acelerada e cada vez mais guiado pelo avanço tecnológico e comportamento do coletivo.


As Características do BANI

O Mundo BANI tem como principal característica a incerteza - o que consideramos como certo hoje, amanhã pode não existir mais. É um mundo frágil e não-linear. O pensamento sobre o futuro gera ansiedade, pois somos lembrados a todo momento que o cenário em que vivemos é totalmente incerto e incompreensível, pelo fato de não entendermos completamente as mudanças sociais, progressões tecnológicas ou impactos climáticos que ocorrem em grande velocidade. É um sentimento de estar constantemente se adaptando a novas realidades em um curto período de tempo.


Para definir: Mundo BANI é...


B (frágil)

A (ansioso)

N (não-linear)

I (incompreensível)


Este novo mundo nos passa a impressão de que precisamos estar em alerta, caso o contrário seremos deixados para trás. Não é por acaso que a ansiedade é uma das definições desse mundo, não é mesmo?


AS DIFERENÇAS ENTRE VUCA E BANI


Como eu sempre digo, é preciso olhar para o passado para entender o futuro e nesse caso não é diferente.


O Mundo BANI possui similaridades com o Mundo VUCA, mas que pela mudança significativa que a pandemia trouxe com questões mais complexas, a definição do VUCA ficou incapaz de traduzir o que cenário estava comunicando e assim nasceu o Mundo BANI. Para alguns estudiosos, este novo mundo é uma versão 2.0 do VUCA pelo fato de que muitos sentem estar vivendo entre os dois mundos.


O possível motivo para esse sentimento de dualidade é que a volatilidade ainda faz parte da nossa realidade e, por consequência, gera o sentimento de fragilidade em tudo que fazemos ou esperamos dentro desse contexto. A grande questão do BANI é que este novo universo abarca todos os conceitos atuais em que vivemos com o pós-pandemia em um mundo mais interligado e digital.


Estamos vivendo no limite, num mundo onde os eventos parecem estar desconectados e acelerados, dando a impressão de que nada faz sentido.

É PRECISO SE ADAPTAR.

Apesar de ser um contexto novo, já é perceptível observar as mudanças que vieram junto ao BANI. Estamos de fato cada vez mais conectados e buscando por novas experiências que nos tragam algum senso de conforto e (falsa) estabilidade. Não é por acaso que o consumidor busca marcas para se relacionar, não apenas comprar - queremos nos conectar em meio ao caos e desejamos que seja uma conexão real e duradoura, de preferência.


Portanto, é preciso saber se adaptar. Você já pensou em como o Mundo BANI está impactando sua marca? As relações com o cliente? Observe, entenda e planeje. Não é possível dominar o caos e compreender 100% dos fatos, mas é possível planejar - mesmo que para "desplanejar" depois. Se não podemos vencer a instabilidade, sejamos parceiros dela para cocriar uma realidade em que possamos evoluir juntamente às novas versões do mundo.


Se você chegou até o final desse texto, não pare por aqui! Continue se preparando para o futuro junto comigo na comunidade do Telegram e recebendo insights diários nas minhas redes sociais. Não vai ficar de fora dessa, né? Aproveite as mudanças do Mundo BANI e comece a sua transformação para evoluir e gerar valor nesse novo mundo.






Comments


bottom of page