top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Acelere o crescimento do seu negócio tendo um propósito para empreender.

Você sabe o por quê faz o que faz? Caso não, está perdendo uma grande oportunidade.


"As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz". Essa frase pertence à Simon Sinek, o criador da metodologia Golden Circle que é usada para descobrir as 3 camadas do propósito. Resolvi começar com essa frase, pois ela resume perfeitamente o que nós devemos buscar dentro de um negócio: uma razão pela qual lutar e acreditar naquilo que fazemos. Sim, eu sei... provavelmente te falaram que propósito é algo difícil ou até mesmo que só o encontramos depois de muitos anos de experiência, mas a questão é que isso não é verdade! Você tem um propósito em cada momento de vida, seja aos 15 anos ou aos 75. Não existe um limite e nem regra para isso.


Mas afinal, o que é propósito? Por definição o propósito é aquilo que se busca alcançar, um objetivo. Em palavras mais claras, é aquilo que te faz levantar pela manhã, o objetivo pelo qual você batalha, que você acredita que fará a diferença no mundo entre outras coisas.


Nesse artigo vou te ajudar a entender como o propósito pode acelerar o seu empreendimento e porquê ele é tão poderoso quando aplicado corretamente dentro das empresas. Quero começar compartilhando essa metodologia que utilizo dentro das minhas consultorias e certamente é um dos passos mais importantes na hora de dar start em um negócio autêntico.

Golden Circle by Simon Sinek.


Na imagem é possível ver 3 camadas, o círculo indica de dentro para fora respectivamente o Por quê, Como e O quê. Isso é o Golden Circle, ou em português, o Círculo Dourado. O conceito dessa metodologia é fazer com que líderes e empresas comuniquem seus negócios de dentro para fora, não ao contrário. É muito comum vermos empresas apenas ofertando um produto ou serviço como todas já fazem e tendo como motivação o ganho financeiro, mas não é disso que um negócio vive ou prospera. As 3 camadas do círculo fazem uma leitura sobre o negócio extraindo o que há de melhor para gerar destaque dentro do mercado.


As definições são tão práticas quanto o desenho acima, então vamos lá.


1. Por quê


Nada mais é do que o propósito do seu negócio, é o porquê aquilo existe. Quando se sabe o propósito que guia suas ações, seu empreendimento se propaga com um diferencial competitivo dentro do mercado. Se você não sabe explicar o porquê sua marca, produto e ou serviço existe, provavelmente seus clientes não vão se conectar com a sua proposta. É tudo sobre valores!


2. Como


Nessa fase determinam-se as ações da sua empresa baseadas no propósito. Quando sabemos o motivo, a direção se torna mais clara e a sua proposta enquanto marca também! Aqui se criam os planos estratégicos que carregam todos os valores e crenças do seu empreendimento.


3. O quê


Na última camada do círculo se estabelece o que sua empresa vende. É o processo mais simples dessa metodologia, pois, como dito no início desse artigo, as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz. Tendo o primeiro passo definido, a fase de vendas acaba sendo muito mais prática e seu discurso enquanto marca fica alinhado com os clientes interessados na sua proposta.


Usar essa lógica na construção da sua marca pode garantir seu sucesso. Ninguém mais aguenta marcas fazendo ofertas sem identificação com seus consumidores, ou pior, sem identificação com o presente. Nada melhor do que o próprio Simon para nos explicar em poucos minutos como nos diferenciarmos com propósito:


"Empresas focadas no propósito tem taxa de crescimento anual 3x maior que a taxa anual de todo o setor"

O diferencial competitivo da sua empresa é a própria essência que ela carrega! Uma marca com propósito bem definido é capaz de comunicar para seus clientes o que quer atingir e como fará isso com os recursos disponíveis. Parece óbvio, mas poucas empresas sabem o porquê fazem as coisas e isso é perigoso tanto empresarialmente quanto ideologicamente falando. Um estudo feito em 2017 pelo Korn Ferry Institute aponta que 90% das pessoas que trabalham em uma empresa orientada pelo propósito sentem-se engajadas com o trabalho.


Empresas que não são guiadas unicamente pelo incentivo financeiro não se sentem limitadas dentro do mercado, ou seja, no caso de uma mudança mercadológica estas estariam confortáveis em realizar adaptações dentro do negócio pois a proposta de valor é o que torna elas rentáveis e atrativas ao público, não apenas a parcela de mercado na qual atuam.

Esse gráfico é de uma pesquisa conduzida pela Harvard Business Review em parceria com o EY Beacon Institute e os dados apresentados são impressionantes. Em amarelo, as empresas com propósito bem articulado têm maior taxa de crescimento em comparação às empresas sem propósito articulado, em cinza. É uma vantagem imensa em crescimento e vemos que 58% das empresas que priorizam o propósito como o núcleo do negócio estão crescendo 10% a mais comparado aos 42% de empresas sem propósito definido. Incrível, não?


Se isso não fez você ferver a mente e já começar o Golden Circle do seu empreendimento, recomendo que o faça assim que finalizar essa leitura!

O propósito inspira inovação, cria valor para os clientes e gera um senso de realização para os funcionários.

Quando faço uma consultoria para uma marca ou empresa, sempre faço algumas perguntas para entender qual é a dor do empreendimento que estou lidando naquele momento. É importante de tempos em tempos entender qual é o seu momento de vida e como isso reflete diretamente no seu negócio, afinal um empreendimento autêntico e humano deve ser pautado nos valores do empreendedor.


Em uma nota final, gostaria de finalizar esse artigo fazendo 3 perguntas para você, leitor.

  1. Você sente que atualmente trabalha com um senso de propósito?

  2. Sua marca ou empreendimento está alinhado com os seus valores?

  3. Seus clientes saberiam explicar sobre o que é o seu negócio?

Que bom que você chegou até aqui e começou a compreender o propósito! No meu Instagram eu dou depoimentos e insights diários de como desbloquear o propósito da sua marca e outros conteúdos impactantes. Vamos conversar?


Comments


bottom of page