top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Atualize seu Marketing e acelere o crescimento do seu negócio.

A estratégia de venda a qualquer custo ficou no passado.


É PRECISO FAZER SENTIDO.

O Marketing não é mais o mesmo - do 1.o até o 5.0, evoluímos para uma era nova pautada na humanização.


O Marketing precisa estar alinhado com os valores e objetivos da sua empresa, sem reproduzir fórmulas prontas que não cabem dentro do seu negócio. Precisamos respeitar nossas singularidades enquanto marcas e entender o que nos cabe, afinal, ser autêntico é um dos pontos principais para atrair bons clientes e gerar valor do mercado. Nesse post, vou te explicar como atualizar as suas estratégias de marketing e acelerar seu crescimento utilizando o Marketing Acelerador.



A EVOLUÇÃO DO MARKETING


O marketing como conhecemos hoje passou por diversas fases - atualmente nos encontramos na era 5.0, a era da humanização e transformação digital, mas o cenário nem sempre foi assim. As estratégias de marketing da a fase 1.0 até o 3.0 eram muito mais voltadas ao próprio comércio e tinham um formato mais passivo na oferta - o cliente não era inteiramente o foco, mas sim o produto. Muito diferente do que temos hoje, né? Esse momento atual em que vivemos (4.0 ao 5.0) foi impulsionado pela ascensão da internet com os e-commerces, sites, aplicativos e o crescimento das comunidades de consumidores.


Nos últimos anos conseguimos observar essa virada de chave dentro do marketing e ver como o cliente se tornou também um formador de opinião - os consumidores são embaixadores de marcas, querem expressar suas opiniões sobre os produtos e serviços, valorizam a personalização e buscam marcas para se relacionar, não apenas consumir. É como se o consumidor invertesse os papéis e se tornasse uma parte ativa do negócio, enquanto as marcas se colocam na posição de ouvinte para gerar melhorias e pensar em novas formas de se conectar com os clientes. Estamos na era da transformação digital, onde todos esses aspectos são potencializados e mudam de forma muito rápida.


Fica perceptível que, mais do que nunca, as marcas precisam se atualizar e entender o comportamento do consumidor para ter bons resultados de estratégias. Precisamos ter consciência do que buscamos com nosso marketing, para acompanhar as tendências, observar e evoluir junto com o mundo, adaptando nossas estratégias para diferentes contextos. Digo isso por entender que estamos vivendo num mundo instável, onde os cenários futuros são imprevisíveis e nos deixam com um senso de urgência para entender o consumidor e como aprimorar nossas estratégias de vendas.


Em geral, falo em meu livro A Jornada da Marca Diamante que o marketing precisa estar alinhado com 3 coisas:


1 - VALORES E PRINCÍPIOS


O seu marketing precisa refletir quem você é como empresa para que o seu cliente te conheça de verdade. Como mencionei anteriormente, o consumidor do futuro está em busca de marcas para se relacionar e não apenas um produto. Se você não sabe explicar seu negocio, seu cliente não vai saber! Portanto, entenda seus valores e saiba comunicá-los para sua comunidade. Para refletir: Seu marketing transmite a essência da sua marca?


2 - EXPERIÊNCIA DO CLIENTE


O marketing mais atual defende que as marcas e as estratégias precisam estar humanizadas e que devemos adotar a mentalidade do Consumer Centric, ou em livre tradução, centrado no consumidor. Nossa prioridade de deve ser a experiência do cliente, precisamos levar em consideração todas as etapas que o nosso cliente passa na jornada de compra do nosso produto ou serviço. Para refletir: Você conhece todos os passos que o seu cliente dá até o seu produto?


3 - MARKETING ACELERADOR


As estratégias de marketing não devem ser uma dor de cabeça, mas ser o seu maior parceiro. De novo, se sua marca não está alinhada com a essência e valores que possui, com certeza seu processo de vendas será uma dor de cabeça. Agora, se fizer sentido, tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente, o marketing se torna algo que é natural e fluído, transformando esse sentido e identificação em vendas e resultado. Incrível, não?

Para refletir: Seu marketing faz sentido para você e seu cliente?





É PRECISO MUDAR.

Acredito que as marcas que não se atualizarem nos próximos anos, não vão permanecer vivas. Sei que pode parecer exagero, mas se a sua marca não sabe se relacionar diretamente com o consumidor e as necessidades que este tem, não sabe como comunicar seus diferenciais competitivos e ainda não entendeu a importância de promover estratégias que façam sentido... isso é um grande alerta! Sua marca pode correr perigo de extinção nos próximos anos. O pós-pandemia vem causando fortes impactos na forma como consumimos e estamos numa constante evolução tecnológica que nos faz ficar atentos as mudanças do mundo.


Por isso, acredito em uma comunidade que se prepara para um futuro humanizado e baseado na verdade. É hora deixar de lado os conceitos do marketing tradicional e começar a aprimorar a sua consciência sobre suas estratégias e a afirmar a sua visão de negócios, direcionando-a para o seu cliente e praticando a humanização do seu negócio.


Mais do que nunca as pessoas procuram se expressar pelas marcas, sentindo-se acolhidas e representadas pela marcas que consomem.


SE É SENTIDO, FAZ SENTIDO.

Algo que eu sempre digo é que, se faz sentido, é sentido. O consumidor quer se conectar com marcas que façam sentido para ele, que agregue em seu cotidiano, engaje e seja um negócio parceiro para contribuir com a visão de mundo. O marketing 5.0 faz sentido, tem sentido, entrega sentido - sentido vem da identificação e da entrega de valor. Mais do que vender, temos que nos conectar com as pessoas. Os negócios são de pessoas para pessoas, então devemos criar relações para vender de forma espontânea, sem forças nossos produtos ou serviços ao consumidor. Como eu disse, as estratégias de marketing sensacionalista ou somente focado no produto ficaram no passado. Estamos vivendo um momento único onde cada marca pode se expressar de forma verdadeira a fim de gerar uma conexão real com um cliente parceiro, que será quase como um fã do seu empreendimento.


Como eu menciono em meu livro, quando fazemos o nosso cliente experimentar sensações, o valor agregado nos permite aumentar nossa margem de lucro sem forçar. Crie uma Jornada do Cliente Parceiro promovendo emoções e sentidos, estimule seus possíveis clientes, envolva e encante o seu maior parceiro. O ato de promover uma experiência não precisa ser unicamente no momento da compra, as estratégias que a sua marca usa para ofertar um produto ou serviço podem se utilizar de emoções e sentidos para gerar uma conexão inicial com o cliente.



INICIANDO A SUA JORNADA

Se você chegou até o final desse texto, parabéns! Significa que você começou a entender melhor o novo formato das estratégias de marketing e está começando a se preparar para o futuro.


Não pare por aqui! Te convido a continuar seu aprendizado com meu livro A Jornada da Marca Diamante para entender todos os aspectos de uma Marca Diamante que gera valor de mercado todos os dias. E se você gostou desse artigo, te convido a se juntar à comunidade do Telegram onde eu compartilho insights diários, notícias e tendências de mercado para você ficar por dentro de tudo que acontece. Vai perder essa? Te espero por lá!

Comments


bottom of page