top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Aumente sua margem de lucro propondo experiências aos seus clientes.

Entenda o motivo de seus clientes pagarem até 10 vezes mais por uma experiência.

O erro mais comum na hora de divulgar uma marca acontece quando o consumidor, que já está cansado de tanto estímulo, ao ser impactado por uma coisa nova acaba considerando como mais do mesmo. Atualmente somos perseguidos em todos os canais de comunicação e dentro desse cenário vemos produtos e serviços interessantes se perdendo no caminho até as pessoas. Para não ser só mais uma opção sem valor agregado, entenda a seguir como inserir um contexto de experiência em suas vendas e se diferenciar.


Vou te ajudar nesse artigo a pensar em seu cliente como parceiro do negócio, entregando uma proposta de valor que faça sentido na vida dele. Pra começar nosso papo vou ilustrar como a experiência pode impulsionar sua margem de ganhos, veja nesse comparativo as formas que podemos oferecer um simples cafezinho, por exemplo:

Comparativo dos preços por xícara de café entre as categorias de consumo possíveis.


Esse é o poder de uma experiência! Cá entre nós, quem nunca pagou mais caro por um café só pelo contexto? O comparativo deixa claro que ao propor uma experiência de consumo podemos fazer com que o nosso cliente pague até dez vezes mais. E o melhor, isso tudo tem uma boa explicação: quando vendemos nosso produto inserido em uma contexto de experiência ativamos a bagagem emocional desse consumidor, criando uma identificação verdadeira e um consumo muito mais pessoal, que é sentido e faz sentido.


Empreender não é mais sobre ser novidade, e sim sobre ser relevante… E ao falarmos em relevância, falamos sobre fazer sentido no estilo de vida do seu cliente. Olha só o que indica a pesquisa feita em 2020 pela Reclame Aqui sobre o comportamento de compra dos brasileiros:

“51% dos consumidores atuais pagam a mais para ter uma experiência de compra melhor.”

Relação Emocional da Experiência


As pessoas estão prontas para pagar mais em experiências positivas e ativar a bagagem emocional do consumidor é o gatilho mental que gera motivação de consumo. O cliente ganha ao ter uma opção para se identificar de verdade, e como consequência disso, sua marca se diferencia do mercado, reduz a concorrência e aumenta as margem de lucro. Sem falar que a identificação causada nessa relação de compra agrega valor a sua empresa imediatamente.


E falando assim pode até parecer fácil, mas não é… Conhecer a fundo o seu cliente potencial, entrar na cabeça dele e entender seu repertório pessoal é um esforço grande, um trabalho constante com foco no resultado a longo prazo. A construção de valor de mercado é algo estratégico que exige muita paciência e infelizmente no Brasil muitos empresários ainda não possuem essa visão para investir sem medo, partindo para alternativas de negócios que parecem "mais fáceis" e que na verdade já estão super saturadas. 


Além disso, não basta termos uma boa experiência do cliente sem uma marca bem definida por trás, isso afasta os consumidores e compromete a entrega de valor, mais um erro comum do empreendedor ansioso. O grande desafio é criar uma empresa com valores reais, que atraia seus possíveis consumidores e consiga transmitir sua essência na experiência do cliente. Um Empreendedor Destaque tem como prioridade entender os Possíveis Consumidores, transmitir sua essência em uma Marca Com Propósito e propor uma Experiência do Cliente:

Diagrama da criação de valor de mercado por meio da Experiência do Cliente e da Marca Com Propósito.


Perceba que tudo começa com a análise dos Possíveis Consumidores, pergunte a sua equipe "sabemos o que o nosso consumidor precisa?", somente com essa resposta será mais fácil desenvolver uma Marca Forte que tenha sentido para essas pessoas e que transmita a missão do seu produto ou serviço. Na sequência, vamos para a Experiência do Cliente, ou seja, é agora que conectamos sua marca com o seu consumidor, desenhando uma Jornada de Compra com todas as mensagens necessárias para guiá-lo com facilidade e sem dúvidas.

Mas calma, respira! Como todo desafio precisamos dar os primeiros passos e sugiro que comece entendendo seu cliente ideal. Responda essas perguntas e comece a transformação:

  • Quais são os principais comportamentos do seu cliente ideal?

  • Existem preocupações que afetam a rotina do seu cliente?

  • O que seus clientes querem melhorar atualmente no mundo?

  • Você tem ouvido os feedbacks (elogios e reclamações) de seus clientes?

Cliente como Parceiro Estratégico


Vale entender que o cliente é sim a "alma do negócio" e que precisamos enxergá-lo como um parceiro estratégico, pois no final do dia dependemos dele, não é mesmo? Por isso, temos que nos relacionar muito com ele, gerando identificação em toda a jornada do cliente até o ponto dele se tornar um "evangelizador" e sair falando bem de você por aí.


Vamos lembrar que um cliente satisfeito é quem vai nos trazer vários outros, por exemplo, quando conversamos com alguém que visitou os parques da Disney é raro ouvirmos uma experiência negativa. Não dá vontade de conhecer também? O movimento boca a boca é antigo e pode salvar qualquer marca! Fique perto do seu cliente e escute o que ele tem para falar, o mundo está mudando em alta velocidade e é ele que vai te ajudar a entender os novos comportamentos de consumo - já que é ele que está consumindo.

A economia mundial passa por uma transformação que exige a humanização dos negócios o mais rápido possível.

Não é a toa que termos atuais como Branding (Estratégia de Marca) e Customer Experience (Experiência do Cliente) estão em alta, começar a refinar o seu negócio e se preparar para o futuro é uma prioridade para hoje. E novas ideias surgem a todo instante, enquanto você não faz, tem gente fazendo…


Como especialista em Gestão de Marcas, eu precisei trazer isso aqui! Eu acredito muito que essa consciência pode libertar muitas empresas que estão sendo reféns do cliente ruim. Se prepare para o futuro propondo experiencias humanizadas aos seus clientes, conte uma história durante o processo de venda e não seja só mais uma marca em cima do muro. Criar Experiências Brilhantes é o que te torna uma Marca Diamante.

Tudo acontece por um motivo, que bom que começamos a conversar, né? Aproveite que chegou até aqui e conheça mais de mim e do meu trabalho, se quiser me siga no Instagram para continuarmos conversando ;)


Foto do post por Nathan Dumlao em Unsplash.

Comments


bottom of page