top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Construa valor de marca com esses cinco passos fundamentais.

Conheça os cinco elementos de uma Marca Diamante e como conquistar seu valor no mercado.

Muito se fala sobre valor de mercado, o que grandes marcas fazem para continuar relevantes, ter uma estrutura forte e como isso pode ser aplicado em marcas que estão começando a se desenvolver. A verdade é que gerar valor de marca é realmente trabalhoso, mas não impossível! Muitos não conseguem estruturar uma marca forte por variados motivos e nesse artigo eu vou te contar 5 elementos principais para virar esse jogo de uma vez por todas. Vamos nessa?


Durante muito tempo, questionei a mim mesmo o por que de tantas marcas com potencial simplesmente não darem certo. Sim, eu sei que grande parte do problema está na falta de capital, problemas econômicos do país e outras variáveis que pesam no final do dia, mas não me contentei com apenas essas justificativas - eu quis ir mais fundo. Trabalho com Branding há muito tempo, sempre fui apaixonado por dar vida a projetos que saem do zero, seja uma empresa de tecnologia ou bolachas artesanais, gosto de pensar que todo negócio é único e carrega em si o potencial de ser muito bem sucedido. Iniciar um empreendimento é algo que gera entusiamo, afinal todos já tivemos a famosa ideia de um milhão de reais, não? Entretanto, também existem as dúvidas e inseguranças que rondam a mente do empreendedor.


A verdade é que empreender é difícil! Não sei quem disse que seria uma tarefa fácil, existem diversas variáveis para iniciar um negócio e uma boa ideia por si só não é suficiente. O grande ponto é que começar uma marca não é como uma receita de bolo e, caso fosse, são grandes as chances de que seus ingredientes para começar sejam totalmente diferentes do criador da receita. Em resumo, cada marca e cada empreendedor possuem um propósito e valores diferentes uns dos outros e por isso não é com uma fórmula mágica replicada que o seu negócio vai decolar! Digo isso para já quebrar a sua expectativa irreal de que tudo será resolvido com algumas dicas de gurus online - inclusive, tenha cuidado com isso... Nem tudo o que você vê deve ser aplicado no seu negócio. Sei que fui muito direto, mas calma! Empreender não é impossível e, antes de qualquer coisa, devemos prestar atenção no diagnóstico inicial das nossas marcas para entender o cenário no qual nos situamos.


Após algum tempo observando os comportamentos de diversas marcas dentro do mercado, entendi que o surgimento das Marcas Fracas são (infelizmente) uma grande realidade. A Marca Fraca é aquela que não se conhece, tem dificuldade em reconhecer seu diferencial competitivo e como consequência não consegue se destacar de forma alguma. Agora, como saber se o seu negócio faz parte da realidade das Marcas Fracas? Vamos fazer um exercício de reflexão e quero que você responda a estas questões de forma honesta:


  1. O que meu empreendimento tem de mais valioso?

  2. Eu tenho como me diferenciar da concorrência?

  3. Qual é meu objetivo em ter uma marca?


Essas perguntas parecem simples e até mesmo óbvias, mas não é bem assim. O empreendedor que não sabe responder a essas questões, provavelmente não está habituado a pensar sobre esses pontos pois está totalmente focado em retorno financeiro e superar a concorrência que, claro, são fatores importantes, mas não os principais para uma marca iniciante. Antes de qualquer coisa a sua marca deve prestar atenção no interno para depois passar aos fatores externos.


Quero que você entenda que sua ideia pode sim se transformar em um negócio poderoso, mas para isso acontecer, a primeira coisa que você deve ter em mente é que cada marca é única e não deve seguir padrões estabelecidos por outros, e sim pelo o que a sua própria marca tem como valores e metas a atingir. Em outras palavras, você primeiro precisa entender o por que você faz o que faz e quais são os objetivos disso tudo. Por exemplo, o que te motivou a iniciar seu empreendimento? Quais são os seus objetivos? Como você vai utilizar seu potencial de marca? Agora que você tem isso em mente, vamos ao que eu batizei de Método da Marca Diamante.



Uma Marca Diamante é valiosa pois se empodera de seus valores e gera sentido para as pessoas que consomem seus produtos e serviços. O que eu quero dizer com valor de marca é o potencial que todo empreendimento tem de alcançar seus objetivos e atrair mais pessoas interessadas todos os dias, ou seja, é uma marca protagonista que se destaca pelo fato de ser única e saber se utilizar disso.


Fazendo o comparativo com a Marca Fraca, ser uma Marca Diamante é atrair clientes parceiros, saber envolver e contar uma história, criar uma comunidade e ser humanizada. Incrível, não?

Imagino que nesse ponto você queira descobrir como atingir o patamar da Marca Diamante, então vamos lá! Uma marca forte possui uma estrutura de 5 elementos valiosos que vão fazer seu empreendimento se destacar dentro do mercado e agregar valor em tudo o que faz. Os elementos são: Propósito Protagonista, Diferencial Único, Posicionamento Marcante, Presença Irresistível e Marketing Acelerador.



Os 5 passos para uma Marca Diamante - Uma lista para o crescimento da sua marca.


  • Propósito Protagonista: É o primeiro passo que consiste em encontrar a sua missão enquanto marca, a motivação que faz você levantar da cama todos os dias. Toda a sua marca será pautada pela definição do propósito e os outros passos ficam muito mais práticos a partir disso.

  • Diferencial Único: É o que te destaca das outras empresas e faz sua marca ser reconhecida dentro do mercado. Um diferencial é aquilo que potencializa suas forças e as coloca em evidência para seus clientes e possíveis consumidores.


  • Posicionamento Marcante: Ficar em cima do muro não pode ser uma opção, afinal não conseguimos agradar a todos e é muito mais interessante defender seus valores a fim de gerar identificação com clientes que pensam o mesmo. Isso é ter um posicionamento valioso e ser reconhecido por tal. O que a sua marca quer comunicar? Pense nisso.


  • Presença Irresistível: Quem não é visto não é lembrado! Ter uma presença marcante é o que garante que seu público te encontre e te entenda o suficiente para continuar comprando e interagindo com sua marca. Considere toda a jornada que seu cliente faz até você e pense o que pode ser aprimorado.


  • Marketing Acelerador: É o conjunto essencial de ferramentas para te colocar no mercado com foco no que realmente importa para a sua marca, com entrega alta de valor ao seu cliente, além de uma experiência humanizada diferente do marketing tradicional focado apenas em vendas.


Cada um desses elementos forma a Marca Diamante, a junção ideal para ter uma marca bem estruturada e que está preparada para enfrentar os desafios do mercado. Podemos colocar esses termos numa tríade fundamental para a marca de sucesso - Identidade, Imagem e Experiência. Com essas 3 forças sendo usadas da forma correta, seu negócio estará no processo de lapidação para virar uma Marca Diamante.


Uma marca valiosa aumenta seu valor no mercado, te ajuda a encontrar o cliente certo, possibilita a venda sem desconto e te destaca de formas positivas para os consumidores. Quero te ajudar por meio do meu livro a desbloquear esses poderes que só uma Marca Diamante tem, afinal toda marca tem potencial de se tornar bem sucedida! Quer refinar a sua marca em apenas cinco passos?


Os conhecimentos listados acima são apenas uma prévia do que meu livro A Jornada da Marca Diamante pode te ensinar. Depois de anos analisando o mercado e como as melhores (e piores) marcas se comportavam, entendi que era necessário ir afundo nesse tópico e ajudar de forma prática e facilitada os empreendedores que ainda não conseguem sair da fase da Marca Fraca. Te convido a acessar o link (clique aqui) e começar agora a mudança da sua marca por meio dessa leitura sobre a Marca Diamante. Vamos nessa juntos?



Tudo acontece por um motivo, que bom que começamos a conversar, né? Aproveite que chegou até aqui e conheça mais de mim e do meu trabalho, se quiser me siga no Instagram para continuarmos conversando ;)

Comentários


bottom of page