top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Busque sua realização com um Empreendedorismo Humanizado.

Abrir um empreendimento é uma decisão crucial na vida de qualquer pessoa. Além da carga financeira e estratégica do processo, começar um negócio próprio é ter um sonho em andamento acontecendo diante de todos. Seja uma marca de roupas, uma loja de eletrodomésticos ou pinturas abstratas, o primeiro passo é entender que, para a sua marca dar certo, é preciso ter uma motivação e entendimento total sobre o propósito de fazer o que você faz. Nesse artigo vou falar sobre como as nossas histórias empreendedoras são poderosas e devem ser lembradas todos os dias para que alcancemos nossos objetivos e continuemos causando impacto no mundo.



Por mais que o conhecimento geral sobre empreender seja apenas a ideia de abrir um negócio próprio, a realidade do empreendedor é bem maior do que isso, sendo por definição o ato de empreendedorismo a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. O empreendedorismo é sobre inovar e correr riscos, mas por muitas vezes isso é esquecido pelo medo de falhar nos primeiros anos ou meses da abertura de uma marca. Com todo o frenesi de gerir uma empresa que, em teoria, deve gerar resultados quase que imediatos, a maioria dos empreendedores esquecem-se de algo muito importante: o propósito.


O que eu quero dizer com "propósito" é que durante muitos anos o mercado tradicional ensina aos novos empreendedores que a maior preocupação deve ser em fazer dinheiro e, quando menos esperamos, estamos buscando resultados inatingíveis e nos esquecemos do porquê começamos a empreender, do sonho que tanto queríamos realizar... e com isso vem a frustração. Mas calma! Eu já estive na posição do empreendedor frustrado e sei bem quais são as limitações impostas. Tudo ficou mais claro a partir do momento em que descobri o conceito que mudou a minha jornada: O Empreendedorismo Humanizado.


Usar a humanização dentro de um negócio é assumir seu propósito e transformar a sua iniciativa em algo que faz sentido para as pessoas contando uma história que gera identificação. Trabalhar apenas por dinheiro e reconhecimento externo ficou no passado, é algo limitante e que no final do dia gera o sentimento de frustração e desmotiva até o mais otimista dos empreendedores a seguir em frente. Ser humanizado é ser protagonista da sua história, deixando claro e transparente o que te trouxe até aqui, é sobre inspirar e gerar conexão com aqueles que vão apoiar nossos empreendimentos pelos motivos certos.


Costumo dizer que o ato de assumir nossas histórias é o início de uma revolução. Pode parecer básico, mas esse é com certeza o primeiro passo na lapidação para uma marca poderosa.

Se me perguntassem hoje o que fazer para ser um empreendedor de sucesso e ter uma marca notável, eu com certeza diria as máximas a seguir:


  1. Ter uma noção clara do que fazer é crucial para construir uma marca que causa identificação.

  2. O autoconhecimento de marca gera resultados no curto prazo e que também repercutem no longo prazo.

  3. O empreendedor que não entende os objetivos de uma marca não sabe o que está fazendo e pode colocar tudo a perder.

  4. Não foque nos erros, mas em soluções práticas.

  5. Queira gerar conexão e inspirar pessoas, o resultado financeiro vem a partir disso.

  6. Se mostre humano e como recompensa receba clientes parceiros que serão fiéis enquanto sua marca for humanizada no core.



Algo que vejo acontecendo muito hoje em dia são marcas com grande potencial, mas que não sabem comunicar seus diferenciais competitivos - e algumas na verdade não sabem nem o que estão fazendo. Digamos que você tem uma marca pessoal que fabrica roupas feitas de retalhos encontrados em casas têxteis e, além de contribuir com a sustentabilidade, sua marca também é focada na personalização - cada retalho tem um tamanho único e é impossível produzir mais de uma peça igual, fazendo com que as roupas sejam únicas para cada cliente. Consegue compreender o potencial disso? Além de ajudar o mundo a gerar menos lixo têxtil, sua marca também cria uma experiência para o consumidor que terá algo que ninguém mais têm (acredite ou não, a escassez é um dos maiores atrativos nos dias atuais). Agora o problema é que, mesmo com todos esses pontos fortes, isso não fica claro para o cliente que entra em contato com o negócio, pois a marca não sabe comunicar isso no perfil ou dentro da loja, não dá contextos ou explicações sobre os diferenciais que possui e não gera uma experiência por não saber contar uma história.


Mas então como fazer o caminho contrário e gerar valor de marca?


Para gerar conexão e fidelizar, precisamos primeiro saber contar uma boa história que cause identificação com o cliente ideal. Vamos para o checklist da marca forte:

1. Descubra seu propósito.


Sabe qual é a sua motivação principal para fazer o que faz? Busque dentro da sua história aquilo que te faz acordar todos os dias e te faz acreditar que dentro do seu trabalho existe um fator que trará mudanças ao mundo. Ter um propósito não é difícil como muitos falam, mas é um processo gradativo de autoaceitação e reconhecimento da sua jornada enquanto empreendedor e marca.

2. Conte sua história.


Como sua marca foi criada? Qual é a história inspiradora que ela pode passar para seus clientes e consumidores? Contamos histórias todos os dias, portanto entenda como fazer da sua um meio para conquistar mais clientes parceiros que se identificam com o que sua marca tem a dizer.


3. Cause impacto.


Como você pode criar uma experiência de valor usando apenas sua história? Pense naquilo que tem de mais valioso dentro da sua marca e externalize isso de forma criativa a fim de gerar conexão. Nossas marcas tem potencias que precisam ser descobertas, pesquise dentro da sua narrativa e selecione aquilo que pode ser útil para criar laços e gerar fidelidade.


4. Comunique-se da maneira correta.


Qual é o melhor meio para mostrar seu diferencial competitivo? Pode ser por meio de uma vitrine chamativa, um anúncio veiculado com uma mensagem diferente ou até mesmo uma ação híbrida que vai conquistar tipos diversos de novos clientes. Não existe certo ou errado, existe o que é ideal para a sua marca e o que ela quer comunicar naquele momento.



ESTRATÉGIA DE MARCA - O STORYTELLING E BRANDING AO SEU FAVOR.


Sei que pode parecer repetitivo essa questão do propósito e Storytelling, mas o que eu mais tenho visto em marcas com grande potencial comercial é justamente a falta dessas duas definições que são fundamentais para qualquer empreendimento que queira ter sucesso. Sua marca pode ter muito investimento, uma ótima estrutura presencial ou o perfil com as melhores fotos, mas se você não sabe como comunicar todos os pontos fortes do seu negócio, do quê adianta toda a estrutura? Precisamos entender de uma vez por todas que uma fachada bonita não fideliza clientes, mas sim o conteúdo por trás disso. O quanto antes você conseguir explicar seu diferencial para o cliente ideal mais cedo os objetivos da sua marca serão atingidos!


Digo isso pois com a pandemia encontramos um mercado totalmente saturado em diversos meios. Por exemplo, se buscamos por lojas no Google, até mesmo em uma busca mais detalhada dentro do Instagram ou TikTok, conseguimos perceber que são inúmeros os empreendimentos existentes ofertando produtos de um determinado segmento e nicho. A pergunta é, qual o diferencial da minha marca em relação as outras? Como posso me destacar nesse mar de empreendimentos novos que estão surgindo? E eu digo para você que a sua maior vantagem é ser único! Se você não tem valores, como vai gerar valor de mercado? Por isso é tão importante entender as estratégias de gestão da sua marca, ou seja, branding!


A Equação Diamante: Storytelling + Propósito = Branding.

Fez sentido para você o que eu disse até aqui? Eu sei que é muita coisa, mas são conceitos e reflexões essenciais para qualquer empreendedor que deseja ter um negócio de sucesso e, claro, que esteja alinhado com seus valores e motivação pessoal. Se você quer continuar aprimorando seu conhecimento sobre marca e receber dicas e insights para aumentar sua produtividade empreendedora, te convido a começar agora A Jornada da Marca Diamante e me acompanhar nas redes sociais! Vamos juntos nessa?


Comments


bottom of page