top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Como ter um Propósito e Diferencial de Marca para seu negócio.

Por que algumas marcas são tão poderosas? Nesse artigo vou falar sobre dois princípios fundamentais que grandes marcas têm em comum e utilizam cotidianamente para alavancar dentro do mercado.


Antes de tudo, acredito ser importante passar a definição do que é uma marca. De acordo com o autor Marty Neumeier "Uma marca não é uma logo. Uma marca não é uma identidade. Não é um produto. Uma marca é a percepção intuitiva de uma pessoa sobre um produto, serviço, experiência ou organização". Definir de fato o que é uma marca e como acontece o processo de associação que existe entre marca e consumidor é algo complicado, mas gosto de dizer que, atualmente, as marcas têm um impacto tão grande quanto tinham as antigas revistas de lifestyle.


Digo isso no sentido de que cada marca causa uma transformação, pois promove sentido na vida do cliente, cria valores e conexões que são intangíveis, mas que geram mudanças perceptíveis na rotina de quem as consome. É só fazer o teste, quando você pensa em uma grande marca, com certeza diversos pensamentos tomam conta da sua mente variando entre logo, produtos, experiências que você já teve com tal marca, a forma do serviço entre outras coisas.

Essas associações acontecem porque grandes marcas possuem uma estrutura robusta que fixam sua identidade na mente do cliente, o que chamamos no Branding de marcas "Top Of Mind", em tradução livre, marcas "Topo da Mente". São essas as marcas que vêm primeiro ao pensamento quando pensamos em determinado produto ou serviço. Agora, como conseguir esse status de marca Top Of Mind? A resposta não é simples, mas para começar a estruturar uma marca robusta é essencial ter dois elementos bem definidos: O Propósito Protagonista e o Diferencial Único.


WHAT THE F* IS PROPÓSITO (PROTAGONISTA)?

Muitos têm dificuldade de entender o propósito e existe a percepção errônea de que encontrá-lo é algo muito complexo quando na verdade ele existe dentro de nós - é a motivação que nos faz levantar da cama todos os dias, nosso maior objetivo, aquilo que acreditamos que vai mudar o mundo. Se você quer entender mais sobre propósito, recomendo que após esse artigo você faça a leitura desse artigo aqui sobre o tema, mas vamos seguir!


Agora que você já entendeu o conceito de propósito, podemos ir mais além: O Propósito Protagonista. Coloquei esse conceito dentro do meu primeiro livro A Jornada da Marca Diamante onde entendo que sem um propósito não temos uma marca que realmente faça diferença. Para conquistar isso é preciso assumir nossa história e valores, o que nos torna protagonistas da nossa marca, daí o nome Propósito Protagonista - o próprio empreendedor deve assumir um papel protagonista dentro da marca para que esta seja bem sucedida, não podemos ter uma postura de coadjuvante e devemos realmente assumir o posto de liderança em nosso empreendimento.

Um empreendedor que sabe utilizar o Propósito Protagonista é aquele que honra sua história e faz isso refletir de forma positiva em diversos contextos da marca.

Para elucidar esse conceito, vou deixar aqui 3 questionamentos essenciais para ter um Propósito Protagonista bem definido. 1. Qual é a sua história?


2. Por que você está aqui? 3. O que você quer conquistar? 4. Qual é seu maior objetivo no momento?


Pense nos aspectos chave que trouxeram você até aqui e tente explicar de forma coerente, como se estivesse apresentando sua história para alguém. Isso será sua maior ferramenta na hora de estruturar seu negócio e se introduzir a fornecedores, parceiros e clientes.


O DIFERENCIAL ÚNICO DA SUA MARCA

Já pensou qual é o aspecto que diferencia sua marca no mercado? Com o crescimento do digital o mercado está cada vez mais saturado de marcas em diversos segmentos. Estamos vivendo o Mundo VUCA, em definição rápida, um mundo inconstante e altamente volátil que torna tudo muito incerto, causando o sentimento de urgência nas marcas e nos consumidores. Pensando nisso, o que sua marca tem de diferente para oferecer? Como ela se destaca da concorrência? Não ter essas respostas nos dias de hoje é quase um atestado de falência, pois uma marca sem um Diferencial Único é uma marca que será rapidamente substituída por outras com uma estrutura mais bem definida.


Antes de qualquer coisa, o Diferencial Único depende do nível de consciência que o empreendedor tem sobre sua marca, ou seja, saber reconhecer quais são os pontos fortes que servirão como potencial de diferenciação dentro do mercado, o conhecimento em relação aos concorrentes e também sobre os clientes ideais que a marca deseja atingir. Ter um Diferencial Único é entender o ambiente interno e externo de uma marca e como usar essas informações de forma estratégica para alavancar resultados.


Para utilizar o Diferencial Único da sua marca é necessário fazer uma análise de mercado geral. Isso permite que você, empreendedor, tenha uma visão ampla do que está acontecendo e faz com que a busca por oportunidades torne-se um processo facilitado. Vamos refletir?


1. Quais são seus principais concorrentes? 2. Quais os pontos positivos desses concorrentes? 3. E os pontos negativos desses concorrentes?


4. A partir disso, quais oportunidades surgem?



Depois que listar todos esses pontos num documento ou folha de papel, revise o que foi escrito e faça uma análise geral observando:


  • O que sua marca pode fazer de diferente?

  • Qual a maior oportunidade para a sua marca hoje?

  • Como sua marca consegue se diferenciar do que o mercado tem feito até hoje?

Pense bem em todos esses pontos e encontre as melhorias que podem ser feitas em seu negócio. Esse exercício de reflexão e análise é essencial para agregar na proposta de valor da sua marca - seus produtos e serviços, impulsionadores de ganhos e os redutores de dores da marca. Leia, reflita e aplique!


Se você chegou até o final dessa leitura, parabéns! Lapidar uma marca não é fácil, mas usando as ferramentas corretas o processo se torna recompensador. A combinação de um Propósito Protagonista com um Diferencial Único é a soma de dois elementos essenciais para uma marca poderosa! Agora que você sabe mais sobre esses dois temas, seu nível de consciência de marca está em outro patamar.


Te convido a continuar esse processo e entrar na Jornada da Marca Diamante, onde te ensino a mudar a trajetória da sua marca com 5 passos fundamentais que vão te tirar da posição de Refém da Marca Fraca e te transformar no Protagonista da Marca Diamante! Comece a transformação e me acompanhe nas redes sociais para insights diários. O futuro é agora!

Comments


bottom of page