top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Guia da Marca Pessoal - Os 3 elementos para dominar Personal Branding

Uma das principais tendências dos próximos anos, o conceito da marca pessoal vem se popularizando e nesse artigo vou te explicar como uma boa estrutura de marca pessoal pode impactar positivamente sua carreira ou seu público-alvo.


anitta

Você com certeza já ouviu a frase "a primeira impressão é a que fica". Sendo verdade ou não, uma coisa é certa: todos temos uma percepção sobre as coisas — personalidades, filmes, séries, livros ou marcas. Nesse último caso das marcas, Seth Godin, especialista em branding, diz que "uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos". E quando as marcas são pessoas? A marca pessoal é um conceito que vem crescendo muito nos últimos tempos. Não muito diferente de uma marca "tradicional" ou, se preferir, empresarial, a marca pessoal vem como um facilitador para pessoas que desejam se comunicar de forma humanizada com seus públicos. Para exemplificar melhor o conceito, temos diversos casos recentes marcas pessoais que você com certeza conhece ou pelo menos já ouviu falar: a Anitta com sua construção de carreira nacional (e agora internacional também), Julliete do BBB21, Neymar, Casimiro, Flávio Augusto (mais conhecido nas redes como Geração de Valor)... a lista é enorme. Uma marca pessoal nada mais é do que a construção elaborada da própria personalidade — é um conjunto de conceitos que formam a identidade de alguém, como personalidade, tom de voz, estilo de vida, interesses, causas... a lista pode ser imensa, mas uma Marca Pessoal potente tem como base 3 elementos fundamentais que vão construir uma boa identidade que será facilmente absorvida pelo público.


OS 3 ELEMENTOS DA MARCA PESSOAL:

Para toda estratégia, existe uma estrutura e com a Marca Pessoal não é diferente — para criar uma estratégia potente é preciso entender como usar os conceitos de Identidade Única, Experiência Envolvente e Imagem Forte juntos. Vamos lá!



estrutura de valor marca pessoal

1 - Identidade Única


Identidade é tudo aquilo relacionado a quem você é. São os atributos únicos que só você tem e vão gerar identificação com sua marca. Uma boa identidade agrega valor a partir da autenticidade. Nesse momento definimos a nossa essência e personalidade, aquilo que vamos transmitir em nosso posicionamento, com mensagens, atitudes e movimentos estratégicos.


2 - Experiência Envolvente


Uma boa identidade faz maravilhas, mas só isso não basta. Para construir uma boa marca pessoal é preciso pensar na experiência que você promove para se conectar com o seu público. Nessa fase que devemos nos preocupar com o envolvimento e identificação, as melhores estratégias de branding, storytelling, comunicação, conteúdo e humanização ajudam nesse momento.


3 - Imagem Forte


A imagem é formada na cabeça do nosso público, por isso, não temos um controle total dela — como na identidade e experiência. O segredo é entender que podemos facilitar a interpretação das pessoas sobre nós, construindo assim uma imagem forte. Aqui devemos medir as respostas que os movimentos da nossa marca promoveram, entendendo constantemente os resultados e opiniões do público. Observe bem a estrutura da imagem acima e perceba como cada conceito está conectado. É exatamente isso que uma Marca Pessoal de valor transmite para o público: conexão e sentido.


A CREDIBILIDADE DA MARCA PESSOAL

Além da conexão e sentido, existem outros vários fatores que eu posso elencar como fortes características, mas diria que esses dois são os principais quando falamos de Marca Pessoal vs. Marca Empresarial.

Provando o ponto acima, observamos em uma pesquisa do Google que 70% dos jovens confiam mais em marcas pessoais do que nas marcas tradicionais quando se trata de força de credibilidade e influência na opinião. Optamos por experiências mais humanas que nos tragam algum tipo de identificação e é esse o principal objetivo do Branding Pessoal: é criar uma experiência positiva a partir da percepção que as pessoas têm sobre você (sua marca).


"Marca Pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala" - Jeff Bezos

Por último, mas não menos importante, gosto de deixar uma reflexão que te inspire a agir. Agora que você sabe mais sobre Personal Branding, pense bem nisso: como você cuida da sua marca? Será que a sua percepção no seu ambiente de trabalho ou nas suas redes poderia ser melhor? Reflita sobre e use a estrutura dos 3 Elementos ao seu favor.


Se você chegou até aqui, aproveito para te fazer um convite! No meu canal do Telegram faço conteúdos semanais sobre marcas, tendências, notícias e futuro. Por lá mantemos um contato mais próximo e libero alguns materiais exclusivos para você continuar sua jornada de aprendizado. Ah, também faço outros conteúdos semanais no TikTok e Instagram. Te espero por lá!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page