top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Os 4 Princípios do Conteúdo Brilhante.

Ainda não sabe como criar conteúdo de valor? Então esse artigo é para você. Ao contrário do que te falaram, conteúdo não é apenas para engajar...


Todos nós reproduzimos, consumimos e até mesmo criamos conteúdo cotidianamente, mas por muitas vezes deixamos de pensar em alguns aspectos fundamentais para criar um conteúdo autêntico que vai gerar uma conexão verdadeira com nosso público alvo. Dando um exemplo pessoal, durante muito tempo produzi conteúdo em excesso: fazia uma longa estratégia de planejamento com diversas abas em planilhas cheias de informação que não me proporcionaram o resultado desejado e, depois de algum tempo batendo cabeça, entendi que criar conteúdo é sobre ter função e direção. O conteúdo não é feito somente para engajar. Na verdade, o pensamento principal deve ser sobre qual função um conteúdo vai exercer e o engajamento será uma consequência de todo o planejamento e estratégia utilizados no processo.


DIREÇÃO É FUNDAMENTAL:

Ter uma direção clara para a produção do seu conteúdo é o primeiro passo para começar a aplicar uma boa estratégia com resultados e valor à sua marca. Essa fase inicial de planejamento é muito importante e deve ser pensada a partir desses dois conceitos:


1 — Cliente Parceiro: é aquele perfil de cliente que compartilha dos mesmos valores da marca, se identifica e agrega ao negócio. Você sabe quem é seu cliente ideal e como chegar até ele?


2 — Marketing Acelerador: é a estratégia de gerar vendas e valor ao mesmo tempo, por meio das qualidades e valores de uma marca poderosa. Eu explico melhor esse conceito no meu livro A Jornada da Marca Diamante.



Para criar um conteúdo que seja relevante, primeiro é preciso entender os principais fatores que geram resultados. Como eu disse anteriormente, fazer conteúdo não é apenas sobre ter um bom engajamento ou um alto número de curtidas. Antes disso, precisamos entender quais são as funções que vão orientar a criação de um conteúdo que vai gerar valor e agregar à comunidade.


AS FUNÇÕES DO CONTEÚDO BRILHANTE:

Veja abaixo as 4 funções do Conteúdo Brilhante:


Como mostra a Matriz de Conteúdo, a função ideal seria sair do Racional (conteúdos informativos que despertam o interesse) para levar o Cliente Parceiro até a Decisão (conteúdos interativos que engajam e fidelizam).


Para você entender e aplicar: Educar: são conteúdos que geram atenção e entregam informação, seja por um carrossel no Instagram ou até mesmo um e-book gratuito com informações ricas.


Entreter: são conteúdos que divertem e geram identificação com o público, podem ser os famosos conteúdos virais do TikTok ou até um Quiz interativo em seu site.


Inspirar: conteúdos que cativam o público de uma forma mais emocional, um blog sobre um case inspirador ou at mesmo éum vídeo com a sua história de superação.


Convencer: são conteúdos para capturar a venda e/ou fidelizar o seu cliente parceiro e são geralmente acompanhados de um CTA (Call to Action / Chamada para a Ação) impactante.


É importante lembrar que um Conteúdo Brilhante passa por todas as fases da Matriz e é um ciclo que se repete, afinal públicos novos estão sempre chegando! Pense nesse ciclo como uma estratégia de funil que procura agregar valor a todos os públicos em seus diferentes níveis de consciência. Para saber mais sobre Funil de Valor, clique aqui.



Ao fazer conteúdo, sua marca se transforma em fonte segura de conhecimento para o Cliente Parceiro, facilitando o processo de vendas e a construção de comunidade. Sua marca deve se fazer presente em todas as etapas do Funil de Valor, por isso a importância de estruturar uma estratégia baseada na Matriz de Conteúdo.


O Conteúdo Brilhante tem como sua principal função fidelizar o cliente, fazendo com que ele esteja sempre por perto para adquirir novos produtos ou serviços, além de construir uma imagem de autoridade para a mesma.


Para refletir:


1 — Como meu conteúdo pode inspirar?


2 — O que posso ensinar criando conteúdo?


3 — Quais são os valores que posso transmitir para engajar com meu cliente parceiro?


"O conteúdo de valor primeiro conquista, depois engaja".

Se você chegou ao final desse artigo, te convido a fazer parte do grupo no Telegram! Junte-se a comunidade que se prepara para o futuro e aprenda mais sobre esse e outros assuntos transformadores. Nas minhas redes sociais também dou insights diários sobre marcas e estratégias. Te espero por lá!

Commentaires


bottom of page