top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Por que sua marca precisa estar no Tiktok?

Descubra como alcançar uma audiência engajada e crescer seu negócio organicamente.

O TikTok não é uma mídia social. Pode até ser classificada como uma, mas seu algoritmo e funcionalidades a colocam bem além de uma simples rede social no mundo dos negócios. Ela pode ser reconhecida como uma plataforma de entretenimento e conhecimento, onde o usuário não entra somente para se relacionar com outras pessoas, mas para se envolver de forma imersiva em conteúdos relevantes e envolventes.


O sucesso do TikTok pode ser visto em seus números impressionantes. Só em fevereiro de 2021 a plataforma já havia ultrapassado 1 bilhão de downloads em todo o mundo, tornando-se a quarta rede social mais baixada. De acordo com dados do App Annie, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em 2020, superando outros aplicativos populares como Facebook, WhatsApp e Instagram.


A ferramenta está ganhando cada vez mais popularidade entre os usuários em todo o mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. No Brasil, o aplicativo já ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários, e enquanto você estava lendo este número já subiu.


A importância do TikTok está relacionada ao grande alcance que ele tem. Através da criação de conteúdo autêntico e envolvente, você pode alcançar um público mais jovem e engajado com a sua marca. Segundo uma pesquisa realizada pela HypeAuditor, a plataforma é a preferida entre a geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). Essa é uma audiência altamente valiosa, pois esses consumidores são muito engajados com conteúdo digital e tendem a comprar mais do que outras gerações.


O TikTok também possui um algoritmo poderoso que permite que os vídeos sejam distribuídos para um grande número de usuários. A plataforma analisa o comportamento do usuário, incluindo o tempo gasto assistindo vídeos, curtindo e compartilhando conteúdo, para fornecer um feed personalizado para cada usuário. Isso significa que, se um usuário gosta de um vídeo de uma determinada marca, é muito provável que a plataforma apresente mais conteúdo dessa marca para ele. Em outras palavras, mais alcance com menos investimento.


Você pode ver no exemplo abaixo a diferença de resultado entre uma publicação em vídeo no Reels e no Tiktok, e o quanto compensou agregar essa plataforma na estratégia de conteúdo no meu canal, Hiago Hass:

Incrível, né?


No começo, eu também tive dúvidas e não sabia por onde começar, ou como trazer meu conteúdo para a plataforma de uma maneira que fosse engajar o público certo para a minha marca. Mas, com muita prática e perseverança, foi possível alcançar resultados que não eram imagináveis dentro de outras plataformas.


Outro aspecto importante é que você pode fazer os desafios e tendências lançados na plataforma para criar conteúdo viral para a sua marca. Os desafios são criados por usuários e ganham popularidade rapidamente, podendo ser reutilizados e reproduzidos, se conectando com o seu público-alvo. Um exemplo disso foi feito pelo Burger King, que criou o desafio "Whopper Dance Challenge" para promover o lançamento de um novo sanduíche. O desafio foi um sucesso, com mais de 12 milhões de visualizações e centenas de vídeos criados pelos usuários.


No início, pode ser até paralisante a ideia de começar algo novo em uma ferramenta em que você não conhece nada. Eu, por exemplo, tive que gravar mais de 20 vídeos para ganhar a coragem de postar o primeiro! Mas, para te ajudar a dar esse pontapé inicial, quero incentivar você com algumas ideias de conteúdos simples que você pode adaptar ao seu negócio, seja qual for a sua área de atuação.


Comece a produzir seus vídeos para o Tiktok:

Dicas profissionais:

compartilhe dicas e insights sobre sua área de atuação, dando conselhos e orientações para o seu público. Isso pode ajudar a estabelecer sua autoridade e construir relacionamentos com seus seguidores.

Depoimentos de Clientes satisfeitos:

Antes e depois:

Parcerias com outras contas:

Respostas a perguntas frequentes:

E aí, vai testar?


O Tiktok se tornou a principal forma de alcançar público de forma orgânica, sem investimento em anúncios pagos, e eu quero que você também aproveite essa oportunidade. Por isso, criamos este Aulão sobre Marcas no Tiktok. Basta clicar no botão abaixo para saber mais sobre o conteúdo da aula.



Comments


bottom of page