top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Se prepare para o futuro dos negócios entendendo o agora.

O amanhã chegou bem antes. Entenda como seu negócio precisa estar alinhado com o futuro.


O futuro é a continuação do presente. Tudo o que fazemos hoje vai ressoar de alguma forma no amanhã, mesmo que de forma discreta ou devagar. A definição para isso é chamado tendência, o movimento constante e gradativo para uma direção que se baseia nos contextos sociais, culturais, econômicos, tecnológicos entre outros. De acordo com o pai do marketing, Philip Kotler (2000), uma tendência nada mais é do que uma sequência de eventos que tem uma direção. Para facilitar, podemos relacionar esse conceito a previsão do tempo, sendo também uma previsão detalhada de eventos futuros que é baseada em comportamentos e dados.


É claro, nada é uma certeza e as coisas podem mudar, principalmente no mundo em que vivemos hoje onde a imprevisibilidade é quase uma regra. Mas, quando falamos de negócios, é preciso correr riscos e compreender que precisamos estar sempre prontos para adaptações rápidas. Nesse artigo vou te ajudar a ampliar a visão para as oportunidades que o mapeamentos de tendências pode trazer para o seu empreendimento.

No começo da década de 1990 é criado o conceito do Mundo VUCA, relacionando o mundo globalizado e o mercado instável com a rapidez das mudanças e a sensação de instabilidade. VUCA, em português, é um acrônimo para:

  • Volatilidade (constantes e rápidas mudanças);

  • Incerteza (o imprevisível sempre por perto);

  • Complexidade (cada vez mais, mais fatores alteram a jornada);

  • Ambiguidade (é a soma de todos os fatores acima).

Para lidar com as inconstâncias do Mundo VUCA é preciso se flexibilizar e ter um olhar atento para gerar inovação. O mundo em que vivemos tem como característica a instabilidade iminente, portanto é necessário estar apto à se adaptar enquanto marca pessoal ou empresa. Os mercados estão ficando cada vez mais populosos, saturados e isso sugere que, para se destacar, deve-se pensar em mudanças de forma constante.


Peguemos como exemplo o home office que, talvez para a surpresa de muitos, é um conceito que nasceu em 1857 nos Estados Unidos com o objetivo de redução de custos por conta dos longos deslocamentos de pessoas. Com o nascimento e popularização das tecnologias, a adesão ao modelo de trabalho remoto ficou cada vez mais acessível, mas não foi até a pandemia mundial de Covid-19 em 2020 que o modelo se tornou de fato uma regra, nesse caso para manter o trabalho fluindo em segurança. Nesse contexto observamos que a tendência do trabalho remoto vem se consolidando há mais ou menos 164 anos e, através de mudanças no contexto social e tecnológico, se tornou algo comum nos últimos anos. Isso é a definição de uma tendência.

"As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade"

A partir do que discutimos acima, ficou claro que o surgimento de tendências são um respiro social para dores que crescem com o tempo dentro da sociedade. Agora, como isso se aplica dentro dos seus negócios? Existem estratégias e profissões que são focadas justamente na análise de tendências, estudos aprofundados diretamente no histórico e previsão do comportamento humano para oportunizar estratégias de mercado ou a criação de novos produtos/serviços. Uma dessas estratégias é muito popular na hora de se iniciar um empreendimento, estou falando do benchmarking, um processo de estudo entre serviços, produtos, funções ou abordagem de empresas concorrentes. A partir das informações coletadas é possível identificar o por que um concorrente está tendo sucesso ou o motivo da satisfação do mercado com o produto do mesmo.


De forma mais específica ainda, existe o coolhunting, uma profissão que identifica as tendências crescentes dentro do mercado. Os profissionais, chamados de coolhunters, partem da observação de comportamento dos consumidores e antecipam o que se tornará popular ou de grande demanda entre os serviços para determinado público. A análise feita por esses profissionais é importante porque adapta os serviços, estratégias e produtos alinhando às necessidades dos clientes. O mapeamento de oportunidades pode ser feito de diversas formas, os exemplos acima são apenas duas opções de muitas que a sua empresa pode utilizar para ampliar a visão sob o mercado atual e se destacar baseado em previsões futuras.

O consumidor mais do que nunca valoriza produtos ou serviços que são focados em sua individualidade, ou seja, produtos personalizados com às necessidades de cada cliente. Muitas empresas são resistentes quanto as mudanças iminentes da sociedade e mercado geral e com isso acabam ficando para trás, visto que o mundo não espera pela adaptação dos negócios, mas ao contrário. Os consumidores, ao perceberem a estagnação de uma empresa, logo vão em busca da próxima que vai lhes oferecer um produto ou serviço melhor - ou até que apenas pareça melhor. É preciso estar com a mente e o coração abertos para fazer mudanças estratégicas que seguem o ritmo do mundo e do mercado, ao mesmo tempo respeitando os valores e propósito do seu negócio. É perceptível que vivemos a era da personalização e da inovação, portanto entender o consumidor e o que este estará buscando no dia de amanhã pode ser a sua maior oportunidade para deslanchar com o seu empreendimento! Aproveitando que você chegou até aqui, junte-se a mim no meu Instagram para receber insights diários de como melhorar a sua marca e trabalhar com uma visão ampliada para o amanhã!


Foto por Simon Shim em Unsplash.

Comments


bottom of page