top of page
  • Foto do escritorHiago Hass

Três ferramentas para organizar seu ano com um Planejamento Pessoal Facilitado.

Mais do que planejar, temos que colocar em execução. Por isso, é tão importante utilizar ferramentas que nos ajudam a entender nossa essência para os ciclos da vida, criando um planejamento pessoal com sentido.




Não sei você, mas eu gosto muito de me planejar e ter clareza sobre minhas metas e tarefas diárias. Além de me ajudar a ter um senso de organização mais objetivo, o planejamento é um facilitador para entender quais são meus reais desejos e metas que gostaria de atingir em determinado momento da vida.


Do mesmo modo, não adianta planejar e não colocar em execução, por isso é tão importante utilizar ferramentas que nos ajudam a entender nossa essência para os ciclos da vida. E vale lembrar também que esse momento de reflexão que criamos sobre a vida e profissão é o primeiro passo da transformação, então apenas se permita. Nesse artigo vou te levar numa jornada exploradora para conhecer 3 ferramentas sensacionais que vão te ajudar a desbloquear seu planejamento! Bora lá.



INICIANDO A EXPLORAÇÃO

Como eu disse anteriormente, o momento de reflexão sobre a vida e profissão é o primeiro passo para gerar uma transformação dentro de nós - isso vai nos guiar para explorarmos mais afundo as áreas importantes de nossas vidas que queremos priorizar. Antes de te apresentar as ferramentas quero te convidar para esse momento de exploração, portanto leia os questionamentos a seguir e realmente se permita desenvolver esse pensamento.


  • O que você deseja realizar nesse seu momento atual de vida? Pense nos seus desejos e sonhos.

  • Quais são as suas prioridades atuais? Analise tudo aquilo que faz você se sentir bem.

  • Como você está utilizando seus recursos para conquistar seus objetivos? Considere seu tempo, dinheiro, conhecimento entre outros que vier à mente.


Leia, releia e reflita. Esse momento é essencial para ferver a cabeça e começar uma investigação interna - daí podem surgir diversos insights que você não teria pensado caso não fizesse o exercício acima. Se sentir que vieram muitas questões, anote em um algum lugar para não se esquecer e desenvolver melhor depois.


Agora que você explorou dentro de si algumas informações importantes, vamos às ferramentas práticas que vão te ajudar a desenvolver um raciocínio e, objetivamente, colocar em ação todas as suas metas.



RODA DA VIDA


Muito utilizada em sessões de coaching e até mesmo em empresas, essa ferramenta é sobre equilíbrio e ação.


Com 4 dimensões e 12 áreas, a Roda da Vida é como um círculo do conhecimento que funciona por meio de pontuação - de 1 a 10, você dá uma nota para as áreas da sua vida, onde as com menor pontuação devem ser olhadas com mais atenção. Vou te explicar melhor cada aspecto para que você possa aplicar com clareza:


  • Qualidade de Vida

Saúde: como vão seus exames ou suas práticas de atividade física? Está cuidando da sua alimentação? Geralmente esse é um dos tópicos mais negligenciados pela falta de tempo e rotinas caóticas, mas é super importante estar de olho. Lembre-se que precisamos de saúde (também mental) para conseguir dar conta das demandas!


Lazer: muita gente pensa ser bobagem esse tópico, mas é muito importante! Como você está priorizando esse momento na sua rotina? Pense bem sobre isso, pois é algo que devemos cuidar.


Espiritualidade: esse tópico acaba sendo bem pessoal, mas vale pensar sobre, afinal espiritualidade pode estar ou não ligada com alguma religião. O que importa é entender se você está cultivando autocuidado e se conectando com algo que lhe faça bem!


  • Pessoal

Intelectual: está relacionado ao quanto nós cuidamos do nosso repertório, dos níveis de consciência e conhecimento que temos sobre variados assuntos. Pode ser por meio de livros, cursos ou até mesmo um podcast que seja do seu interesse, o que conta é enriquecer nossa mente intelectual.


Inteligência Emocional: é sobre os diversos sentimentos que temos e como estamos lidando com estes nas esferas de nossas vidas. Pense bem sobre como você vem utilizando sua inteligência emocional e o que pode ser melhorado.


Felicidade: também é um aspecto para você se dar uma nota, o que pode até parecer complicado. O fato é que, se cuidarmos bem de todos os aspectos vistos nessa Roda da Vida, a felicidade estará presente. É um aspecto pessoal e delicado, portanto pense bem nele.


  • Profissional

Carreira: como está seu plano de desenvolvimento? Você gosta do que faz e está feliz com isso? Esses são pontos essenciais para refletir e dar-se uma nota.


Finanças: é um ponto que algumas pessoas têm vergonha de se avaliar, mas é importante olhar para ele. Pense bem na sua saúde financeira, se você faz controle de gastos ou se possui uma organização para estar em dia com suas finanças.


Contribuição Social: pode ser seu tempo, uma doação ou ação social. Em resumo, é o que você faz de prático para contribuir com o seu entorno - seja trabalho, comunidade, cidade entre outros.


  • Relacionamentos

Amor, Família e Social: esses aspectos eu resolvi agrupar, pois são muito semelhantes em definição. Avalie de forma sincera como estão suas relações e dê uma nota para cada um dos setores respectivamente.



É um exercício prático para atingir o tão desejado equilíbrio de vida e essa ferramenta te convida a tomar uma atitude sobre cada aspecto visto dentro da Roda. Lembre-se de ser sincero e se permitir fazer uma boa reflexão durante o processo de avaliação, assim você vai conseguir agir de forma mais efetiva para melhorar as áreas que precisam de mais cuidado.



CURTIGRAMA


O curtigrama é uma ferramenta de autoconhecimento, sendo um quadrante separado por áreas de Gosto e Não Gosto. A finalidade é entender o que nos agrada ou não e pode ser usado tanto para a área profissional - exemplo para escolher uma área de atuação ou um cargo - quanto para coisas da vida pessoal e se entender melhor enquanto ser humano.


Como é possível ver na imagem acima, a parte superior ocupa as áreas de agrado, ou seja, daquilo que gostamos de fazer e das coisas que gostamos e não fazemos. Reflita:


  • Gosto e Faço: existem coisas na sua rotina que fazem sentido manter e continuar praticando?

  • Gosto e Não Faço: o que você gosta muito, mas ainda não incluiu na sua rotina?


Agora os itens da parte inferior, aqueles que você não tem tanto apreço e ou não gostaria de ter no seu cotidiano. Pense bem sobre:


  • Não Gosto e Faço: o que você tem que fazer mesmo não gostando? Pense em formas de otimizar seu tempo durante essas tarefas para ser mais produtivo.

  • Não Gosto e Não Faço: aqui estão as coisas que você não faz e nem quer fazer. Agora é só se atentar para continuar se mantendo consciente sobre isso para ter uma rotina mais agradável.


Eu utilizo essa ferramenta de forma profissional e pessoal. É uma forma de me manter consciente sobre as coisas que eu valorizo e também para compreender melhor minhas preferências e algumas coisas que eu não gosto tanto de fazer. Isso me proporciona clareza e me dá a oportunidade de direcionar meus esforços e recursos para coisas que vão me manter mais feliz dentro de uma rotina equilibrada.



VISIONBOARD

Por último, mas não menos importante temos o visionboard que eu adoro! Fazer o uso dessa ferramenta super visual e criativa foi uma das experiências diferentes que eu tive para realizar meu planejamento pessoal e profissional desse ano. Não é popularmente conhecido, mas isso não quer dizer que seja complexo. Muito pelo contrário! O visionboard é um quadro de colagens - fotos, frases, palavras afirmação e tudo o que você desejar colocar no quadro.


O objetivo é criar um visual dos seus sonhos, desejos e metas tanto pessoais quanto profissionais. Dizem que quanto mais visualizamos as coisas que queremos, recebemos uma dose a mais de motivação para concretizar esses objetivos - sejam eles de curto ou longo prazo. Também nos ajuda a refletir sobre o que realmente queremos para nossas vidas em determinado momento e nos proporciona uma visão otimista sobre o futuro. Sugiro que você pegue uma cartolina (se quiser fazer à moda antiga) ou abra alguma ferramenta de edição para realizar essa colagem, abra revistas, sites com imagens e até mesmo sua própria galeria para fazer seu quadro dos sonhos.


Pense em tudo que é importante para você nesse momento. Se estiver com dificuldades de pensar em sonhos ou objetivos que gostaria de realizar, lembre-se que você tem a Roda da Vida, por exemplo, com diversas informações sobre áreas específicas da sua vida que você pode se inspirar e colocar dentro do seu visionboard para concretizar de uma vez por todas. É um exercício super leve e criativo, então não se cobre muito e curta esse processo! Você pode imprimir seu quadro e colocar em algum lugar que seja visível a todo momento ou até mesmo usá-lo de papel de parede em seu celular, computador ou tablet. O local não importa, o essencial é ter uma visualização clara e diária da colagem que você fez.



É SOBRE AGIR.

Uma coisa que eu falo muito é que não adianta sonhar, usar branco, pular ondas ou fazer planos grandiosos se no final das contas não houver ação. Essas 3 ferramentas que eu apresentei aqui são incríveis e nos proporcionam um entendimento sobre diversas coisas que são importantes no curso da vida, mas se não usadas na prática, elas perdem o propósito.


É claro que nem sempre vamos cumprir com todas as metas, pode ser que demore ou que exista uma mudança de planos no meio do caminho. E tudo bem! Algo que eu falo sempre é que "precisamos estar dispostos à planejar para desplanejar" e nesse caso essa frase se aplica bem. Faça o uso dessas ferramentas para clarear a mente, ganhar motivação e traçar metas para seu ano, mês ou semana... tanto faz o período de tempo, o que importa é agir e se colocar como protagonista - isso sim te leva a lugares interessantes e ensina lições que vão engrandecer você enquanto profissional e pessoa.


Se você curtiu esse artigo, vem comigo na comunidade do Telegram onde eu falo muito mais sobre isso e outros assuntos como tendências, negócios e notícias quentes do mercado. Venha se preparar para o futuro junto de outros membros que estão fazendo a diferença por aí! Te espero por lá e também nas minhas redes sociais onde eu posto conteúdos semanais. Até breve!


Commentaires


bottom of page